Encontros Empresariais debatem soluções para crescimento dos negócios em Ilhéus
Com a proposta de estimular empresários a compartilhar suas experiências, avaliar erros e acertos do cotidiano e criar uma rede de futuros parceiros para ampliar os negócios, o Sebrae em Ilhéus desenvolve uma série de Encontros Empresariais no sul da Bahia. A ação foi iniciada no dia 27 de novembro, em Ilhéus, em encontro promovido pela Instituição e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença das intermediadoras de Salvador, a psicóloga e facilitadora Joana Sales e a relatora Edvania Ferreira Santos.
“A nossa missão é abrir o diálogo, orientar, apoiar o esforço conjunto para estabelecer novas relações empresariais e ajudar no planejamento de ações depois dos compromissos firmados”, explicou a coordenadora do Sebrae na região, Claudiana Figueiredo. Na pauta, foram trabalhados o Planejamento Estratégico e Formatação da Agenda para o ano de 2013, além da discussão sobre as tendências do século XXI. Gratuitos, os encontros prosseguem até dia 30 de novembro na área de abrangência da Unidade Regional do Sebrae em Ilhéus, contemplando municípios como Itabuna, Camacan e Itacaré.
Inseridos nas ações do programa Sebrae Mais, os Encontros Empresariais são dirigidos ao público formado por proprietários de pequenas empresas avançadas (mais de 2 anos, com quadro acima de 9 funcionários) e grupos de empresas que querem aprimorar seu gerenciamento. “Nosso trabalho busca garimpar o que há de frágil e de bom no setor comercial e depois de mapear as ações, atuar em uma rede participativa e colaborativa. A união pode gerar resultados surpreendentes; sem ela, as soluções se tornam muito mais difíceis”, alertou a facilitadora Joana Sales.
Comerciante na área de eletroeletrônico e revelação digital, Raildo Nascimento Júnior, de Ilhéus, participou do evento e destacou o que considera mais importante nesse momento do setor. “É renovador, para a nossa atividade, estar aqui discutindo as questões coletivamente e ser ouvido individualmente na busca de soluções para os problemas e tomada de novas decisões”.
Serão realizados de três a seis encontros com o mesmo grupo, com duração de até 2h30. Ao final de cada um, os participantes recebem o resumo do debate como ferramenta de consulta para aplicar novas estratégias de gestão em seus negócios.